quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Comunidade Gênesis investe na confecção de puffs com pneus reciclados


A comunidade Gênesis é um centro de recuperação de dependentes químicos, que está localizado no povoado Belo Horizonte, em Campo Alegre. O trabalho desenvolvido por essa entidade é uma referência aqui no município, pois esta é a única instituição que presta tal serviço em nossa cidade.

A comunidade terapêutica tem capacidade para abrigar cerca de 40 pessoas, que estejam em tratamento de libertação das drogas ou alcoolismo, mas atualmente só estão internos 20 homens.

A instituição recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, do Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Promoção da Paz, ainda conta com a ajuda pessoal da prefeita Pauline Pereira e de outros colaboradores.

Uma atividade que vem sendo observada recentemente é o trabalho artesanal que faz parte do lazer, ajuda na terapia e também serve de aprendizagem profissional para os dependentes químicos que são assistidos pela instituição Gênesis, onde os mesmos investem na confecção de puffs feitos com pneus reciclados.

O presidente da Instituição, missionário Maciel da Silva, informou que essa ideia foi colocada em prática há cerca de quatro meses. De acordo com ele, a intenção é incentivar os dependentes a investir em uma profissão.

‘’Tivemos que procurar algo. Aprendemos o processo e alguns dos dependentes químicos já se animaram e começaram a nos ajudar, nos horários da laboterapia", contou Maciel da Silva, acrescentando que o projeto é ensinar os demais dependentes, para que todos atuem no processo.

O trabalho começa nas borracharias de Campo Alegre, Arapiraca e de São Miguel dos Campos, onde a instituição consegue pegar os pneus que já não servem para os borracheiros. Depois, o material é lavado, pintado e revestido, quando precisam. Em um dia, a Comunidade Gênesis consegue produzir até quatro puffs.

"A gente faria até mais, mas eles são confeccionados em um horário específico, no nosso tempo destinado à laboterapia. É mais uma atividade de incentivo profissional e estamos conseguindo um bom mercado na região. A prefeitura, empresas e até moradores estão gostando e adquirindo os nossos puffs", disse o presidente.

Cerca de 200 puffs já foram confeccionados desde que a Comunidade iniciou as atividades. Os puffs são vendidos no valor de R$ 60,00. Outras informações podem ser adquiridas pelos números (82) 9 9309-6256 ou (82) 9 8702-5738.

Segundo a missionária Cristiane informou a reportagem do nosso blog, todos os residentes da comunidade Gênesis passam das 6 da manhã até as 22 horas sempre em atividade, para evitar qualquer tempo ocioso. Dentre as atividades desenvolvidas está a laboterapia (que consiste na limpeza do ambiente e plantação na horta), logo ao amanhecer é feito um devocional, ou seja, um estudo bíblico, também a tarde é realizada uma formação, e atendimento com psicólogos e assistentes sociais do município, entre outras atividades desenvolvidas na comunidade.

Inclusive três dos internos que se encontram no último mês de tratamento estão participando de um curso de Caldeireiro pelo SENAC, em São Miguel dos Campos. 

É um brilhante trabalho, isso porque, o fato de alguém se dedicar em recuperar aqueles, que são marginalizados pela sociedade, e que na maioria das vezes, até a própria família rejeita. E quem está à frente dessa missão é a missionária Cristiane e seu esposo Maciel, que são realmente vocacionados a fazer o bem.















Nenhum comentário:

Postar um comentário