terça-feira, 17 de novembro de 2015

Escola Municipal João Fernandes Vieira comemora o Dia da Consciência Negra


Durante todo o dia desta terça-feira (17), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho, localizada no Povoado Chã da Imbira, realizaram a culminância do projeto “Semana da Consciência Negra”, que tem seu dia instituído no Brasil em 20 de novembro.

Os estudantes da EJFVF, orientados pelo Professor José Benedito Silva com o apoio dos demais do corpo docente, desenvolveram atividades baseadas na temática da Consciência Negra.

Dentre as atividades realizadas houve apresentações culturais e artísticas, palestras e desfiles. Na ocasião, os alunos também puderam expor materiais confeccionados pelos próprios, além de montarem stands onde explicaram tudo sobre a temática da consciência negra, trabalhando a história, religiosidade, a vestimenta etc.

O evento ainda contou com a participação do palestrante professor Ivan Jorge que lembrou as lutas e desafios que os negros enfrentaram por muitas décadas, além do Grupo Pérola Negra da comunidade Quilombola - Pau D'Arco de Arapiraca.

Aproximadamente 400 pessoas, durante os dois turnos (manhã e tarde), entre eles, alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral assistiram a uma vasta programação que marcou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra.

O objetivo foi promover a valorização da cultura negra e seus afro-descendentes, fazer com que a criança negra entenda e valorize sua identidade, resgatar a cultura negra, mostrar que o povo brasileiro é constituído por várias raças, vários tons e o negro é um deles.

“Hoje foi um momento que lembramos a morte de Zumbi dos Palmares, momento de reflexão sobre à atual condição do negro na sociedade brasileira, bem como da discriminação e preconceito que são impetrados aos cidadãos Brasileiros. Parabéns a todos que fazem parte da EJFVF, muito grato a todos pela colaboração, porque nosso sucesso é resultado da união e dedicação de todos. Estou muito feliz, muito grato, por mais uma realização’’, destacou o idealizador do projeto, professor José Benedito.

Os alunos da Escola João Fernandes Vieira, assim como todos professores, coordenadores e diretoria, estão de parabéns pelo o evento que foi um sucesso repleto de riqueza de informações e propagação ao respeito pela cultura negra.

O evento contou com o total apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Campo Alegre.

Confira as fotos do Projeto abaixo:
















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário