terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Professor Cláudio da Costa recebe no próximo dia 16 de dezembro o Título de Cidadão Honorário de Campo Alegre



No próximo dia 16 de dezembro, Campo Alegre vai oficializar como o mais novo filho da cidade, com o Título de Cidadão Honorário de Campo Alegre, o Sr. Cláudio da Costa, professor do município de Campo Alegre, pelos relevantes serviços prestados a comunidade campo-alegrense.

A autoria é da presidente da Câmara Municipal, vereadora Jeane Santos do Nascimento (PSDB),
 através de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade. 

Cláudio da Costa nasceu em Coruripe, Alagoas em 1974, mas passou a maior parte da sua vida em Luziápolis, Distrito de Campo Alegre, morou na Suíça em 1994, após aproximadamente 02 (dois) anos, voltou a Luziápolis. Hoje está com 41 anos, é casado e pai de Caroline e Júnior.

Formou-se em Pedagogia, especializou-se em psicopedagogia e é mestrando em Ciências da Educação. Ao exercer a função de professor por mais de 15 anos, aproximou-se do público juvenil passando a conhecê-lo de perto e a se incomodar com a realidade social dos seus alunos e familiares que viviam em situação de vulnerabilidade social.

A partir de então passou a visualizar na sua comunidade a negação de direitos para crianças e adolescentes. Incomodado com essa realidade e por ser um ativista social, firmou parceiras com amigos para a criação de uma instituição não governamental que propiciasse oficinas com atividades de entretenimento e lazer para este público, dando-lhes a oportunidade do encontro com as diversas artes como a música, a dança, e também ao esporte através do futebol e a capoeira.

Além dessas atividades, a ONG também oferece biblioteca comunitária que tem transformado a vida de leitores e neoleitores da comunidade. Atualmente a ONG, denominada por Instituto Céu Aberto, oferta também o atendimento psicossocial para crianças e adolescentes vítimas de violência.

Por esses motivos, a instituição se inscreveu através de projetos em vários editais que como consequência foi contemplada pelo Programa Amigo de Valor, uma parceira com o CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Com essas iniciativas, o instituto atende anualmente a um público de aproximadamente 700 pessoas entre crianças, adolescentes e seus familiares.

Os trabalhos sociais é uma constante na vida do professor Cláudio da Costa, que teve seus esforços divulgados recentemente pela imprensa Gazeta de Alagoas e foi homenageado com o troféu Gogó da Ema edição 2015, considerado o “Oscar Alagoano’’, voltado para pessoas que contribuem para construir uma Alagoas melhor.

O professor é o presidente da ONG e atua como militante social na busca pela garantia de direitos de crianças e adolescentes do município de Campo Alegre. Hoje assume a pasta de Secretário Adjunto de Educação deste município, visando uma educação pública e igualitária para a população campo-alegrense.

A solenidade acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Campo Alegre, no próximo dia 16 deste mês, às 14:00 horas e contará com a presença de autoridades, familiares e publico em geral. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário