terça-feira, 24 de maio de 2016

Fé e Tradição: Preparativos para mais uma edição do tapete de Corpus Christi em Campo Alegre



Campo Alegre comemora com tradição o feriado de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira (26) é celebrado o Dia de Corpus Christi, data religiosa que virou tradição no município de Campo Alegre. Há 33 anos, a população comemora a festa católica com a tradicional procissão do tapete, que possui mais de três quilômetros de extensão e é feito à base de pó de serra, folhas e tintas, mas algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados, como materiais reciclados e etc.

A festa faz parte do calendário religioso e cultural da cidade, e atrai centenas de fieis. O tapete é confeccionado na noite anterior e mobiliza a cidade inteira, que a cada ano se aperfeiçoa mais.

A tradição começou em 1983, só com a gravura de um cálice no lado que dava acesso à igreja. No ano seguinte decorou-se todo o centro da Praça Padre Cícero e a cada ano belas obras de arte vão se revelando por artistas da terra.

Na manhã do dia de Corpus Christi, (quinta-feira), às 08h:30min, acontece a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, ponto inicial do tapete. Após a missa, inicia-se o percurso das ruas enfeitadas. Nesta edição, assim como tem sido nas anteriores, além da procissão, terá  show católico que será realizado na Praça Central com a  banda  Adori e Padre João Carlos, previsto para às 19 horas.

Corpus Christi

É um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes – outra celebração católica.

Para os católicos, Corpus Christi é uma "Festa de Guarda" e é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, de acordo com o bispado responsável pela diocese. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário