domingo, 20 de novembro de 2016

Alunos da Escola João Fernandes Vieira Filho, visitam o Memorial Zumbi dos Palmares


Dezenas de alunos dos nonos anos A e B, bem como, alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, professores e Equipe Gestora da Escola João Fernandes Vieira Filho, neste sábado (19), visitaram o Patrimônio Sagrado – Memorial Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga, localizado no município de União dos Palmares e na ocasião puderam conhecer o local onde se concentrou o maior núcleo de resistência à escravidão do negro no país.

No mês em que se celebra a resistência e memória viva do líder negro, Zumbi dos Palmares, último líder da República dos Palmares, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes Vieira Filho, cumpriu mais uma ação do Projeto Interdisciplinar -  A Valorização da Cultura Afro - Brasileira e História da África na Escola; em determinação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. 

A visita  foi coordenada pelo idealizador do Projeto, o professor José Benedito da Silva, da disciplina de História, que contou um pouco da história do líder negro Zumbi dos Palmares e apresentou a estrutura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

A visita teve como principal objetivo entender o significado deste patrimônio histórico-cultural, onde sediou o maior reduto de resistência contra as amarras perversas do sistema escravocrata, que trucidava os negros e negras na moenda da exploração mais desumana que existiu nas Américas. ''Nossos alunos precisam conhecer este manancial que ecoa saber e história, que ecoa ainda nos dias de hoje, o grito do Ícone negro Zumbi, por equidade, justiça e igualdades para os afros descendentes'', ressaltou o professor Benedito.

"Nós possuímos o que nenhum outro lugar tem, uma Serra guardiã de um sonho sagrado de liberdade e bravura de um povo. Foi na Serra da Barriga que se travou a maior luta pela igualdade e liberdade do mundo", completou. 

Neste domingo, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. 
















             

Nenhum comentário:

Postar um comentário