sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Conselhos Municipais de Educação do Polo II da UNCME/AL se reúnem em Campo Alegre


O município de Campo Alegre, sede do Polo II da UNCME/AL, recebeu nesta sexta-feira (17), presidentes, conselheiros/as e inspetores dos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Roteiro e Junqueiro, além do anfitrião, coordenado pelo Profº Lucas Rinaldo, Coordenador do Polo, com o objetivo de discutirem e deliberarem acerca da seguinte pauta:

· Fortalecer os Sistemas Municipais de Ensino;
· Construírem uma agenda efetiva de trabalho coletivo e participativo para 2018;
· Proposta de Mobilização para participação dos CMEs no XXVII Encontro Nacional da UNCME, em Ilhéus, nos dias 27,28 e 29/11.

Nos momentos de debates, foi discutido ainda:

· A importância da união dos Conselhos para fortalecer ainda mais a UNCME;
· A necessidade da vontade política para a efetiva atuação do conselho enquanto espaço de diálogo democrático;

· Calendário Escolar, o seu fiel cumprimento para atender o disposto na LDB; entre outros.

Na fala dos presentes, o Coordenador do Polo declarou que o/a conselheiro/a deve estar ao lado da educação, isso não quer dizer, que seja contra o Governo ou a favor, entretanto, “nossa maior causa, é a educação”; dizendo que o CME é a voz da sociedade falando ao governo, caso contrário, foge de sua função social.

Questionou ainda, em que este Polo II, pode ajudar aos demais municípios, pois percebe que o mesmo, internamente vem se fortalecendo. Hoje, dos 15 municípios deste Polo, um não tem Conselho e nem Sistema, dois não têm Sistema, mais com previsão para efetivarem em 2018 e os demais, todos com CME e SME e cadastrados na UNCME NACIONAL. 

Acrescentou que, a maior autonomia que um/a conselheiro/a e o CME tem, é o conhecimento, quanto mais tem, mais produz e atua com qualidade; como também, a necessidade da formação dos/as conselheiros/as, sem isso, não se tem êxito. 

No decorrer do encontro, foram pontuados ainda:

· Importância da Secretaria Executiva na retaguarda do Conselho;
· Importância de Assessoria Técnica;
· Importância de Estrutura do Conselho.

Ainda foi apresentada a programação do Encontro Nacional da UNCME e orientação para possíveis negociações para uma maior participação de conselheiros/as.

Para finalizar, ficou deliberado o próximo encontro do Polo II, dia 22 de fevereiro de 2018, provavelmente em Feliz Deserto e todos/as, deverão fazer uma grande mobilização para que todos os municípios estejam presentes e lá será construída a agenda de ações do Polo, com a participação de todos os municípios, inclusive com os secretários/as de Educação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário