quinta-feira, 8 de março de 2018

Câmara de Vereadores de Campo Alegre presta homenagem às mulheres em Sessão Especial


Já faz parte do calendário de eventos da Câmara Municipal de Campo Alegre, a realização da Sessão Solene em Comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, ocasião onde os vereadores campo-alegrenses entregam às homenageadas, placas em reconhecimento à sua história de vida. Em uma tarde emocionante, a Sessão realizada nesta quinta-feira, 08 de março, contou com a presença de inúmeros convidados, entre eles, a prefeita Pauline Pereira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Kauany Ferreira, secretários municipais, familiares e amigos das homenageadas e demais convidados. 

A presidente da Casa de Leis, Kelly Guimarães, abriu a cerimônia destacando que a menção carinhosa preparada pela Câmara, homenagearia não só as poucas mulheres escolhidas, mas, em nome delas, honraria todas as mulheres do município.
Nesta edição foram escolhidas as senhoras Cristiana de Souza da Silva, Maria de Fátima da Silva, Adélia Ferreira da Silva e Cicera Maria do Espírito Santo.
No início foi exibido um documentário, mostrando em resumo a vida de cada uma das quatro mulheres homenageadas, que além de emocionar o público presente, o filme trouxe à tona lembranças que são parte da história de cada uma delas. Na oportunidade, foi possível conhecer um pouco mais da vida das homenageadas e sua contribuição para com o município. Homenagem esta, que toca e marca a vida de cada uma que a cada ano recebe essa singela homenagem do Poder Legislativo.
Encerrando o momento de homenagens, as mulheres que foram prestigiadas, usaram a tribuna, para agradecer por terem sido lembradas pela Casa Legislativa. Cada uma delas, se mostraram bastante contentes com o reconhecimento e valorização.

Logo após, os vereadores presentes, também usaram a tribuna do parlamento municipal, para parabenizarem as mulheres pelo dia e relataram a importância dessa sessão para todas elas.

Segundo a presidente da Câmara Municipal, Kelly Guimarães, a sessão foi muito especial e bem emocionante, “gostei muito da sessão, foram merecidas as homenagens, foi um presente merecido desta Casa Legislativa para todas as mulheres campo-alegrenses.”

A prefeita Pauline Pereira, quando usou a tribuna, fez questão de citar a importância das quatro mulheres homenageadas, destacando a característica individual de cada uma delas, características essas, que fizeram e fazem a diferença na sociedade e que por esse motivo são merecedoras de todo reconhecimento.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Kauany Ferreira,  discursou em homenagem à mulher e mostrou a importância da emancipação da mulher e as conquistas que o sexo feminino vem tendo atualmente. 

A secretária municipal da Mulher, Andreza Leão, usou a tribuna e recitou um poema de Cledineia Carvalho, denominado ''Essencialmente Mulher''.

Apesar de ser um dia de comemoração, o viés de protesto não foi esquecido, já que a violência e o preconceito contra a mulher ainda não foram totalmente erradicados, é importante lembrar que os avanços alcançados ainda são poucos diante do verdadeiro valor da mulher.

Ao final da sessão, foi oferecido um coffee break para todos os presentes.

''Mulheres no Poder e que dão conta do recado''

As mulheres tem um papel importante na sociedade, além da sua ascensão desde o seio familiar onde elas não mais ocupam posição apenas de suporte no lar, mas também no cenário político, onde despontam cada vez mais como competentes representantes do povo. Neste sentido, podemos citar o município de Campo Alegre, exemplo para outros municípios onde há representantes da classe feminina no Executivo, Legislativo, Secretárias Municipais entre tantos outros cargos ocupados por 'elas'.

No Poder Executivo - Pauline Pereira tem tido desde o ano 2013, uma administração ímpar, elogiada e reconhecida pela sua visão empreendedora na implantação de uma nova estratégia de governo, o que vem dando certo e mudando a vida dos campo-alegrenses. 

No Poder Legislativo - Nesta atual legislatura são quatro vereadoras, o que muito orgulha a classe feminina, porque as mulheres estão bem representadas no parlamento municipal, tendo assim quatro vozes ativas para lutar por projetos que possam trazer ainda mais dignidade para a vida das mulheres campo-alegrenses.

Secretárias Municipais - Com a missão de dá total apoio ao governo municipal, das 16 secretarias existentes no município, 6 delas estão sob a responsabilidade de mulheres. O que mostra que a cada dia mais a mulher vem ganhando seu lugar de destaque na sociedade. 

E sem contar as mulheres campo-alegrenses, as donas de casa, professoras, estudantes, trabalhadoras, cada uma delas que tem um pouco de guerreira dentro de si, onde muitas dessas lutadoras conseguiram conquistar o seu espaço e mudar completamente o rumo de longas batalhas.


Fotos: Wanderson Oliveira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário