sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Escola Hildebrando realiza entrevista com conselheiros tutelares e gerente da previdência social de Campo Alegre



A Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães está concorrendo ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 na categoria Escolas. O projeto está sendo desenvolvido em sala de aula com pesquisas de campo, oficinas e palestras com o tema: Educação Fiscal na Escola – Conquistando a Cidadania, que tem a finalidade de preparar a população escolar e a comunidade para a ação de cidadania de acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária, através de observação, reflexão e sensibilização. O conhecimento sobre a Educação Fiscal proporciona ao aluno noções básicas de cidadania.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente. Este foi criado conjuntamente ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. É um órgão permanente, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto, e possui autonomia funcional, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal. É formado por membros eleitos pela comunidade. Os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis. Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.

Previdência social ou seguro social é o programa de seguro público que oferece proteção contra diversos riscos econômicos (por exemplo, a perda de rendimentos devido a doença, velhice ou desemprego), sendo a participação obrigatória. O seguro social é considerado um tipo de segurança social, e de fato os dois termos são por vezes usados como sinônimos.

Os programas de seguro administrados por um governo, assim como o seguro do setor privado, fornecem benefícios após a ocorrência de certos eventos segurados. Por exemplo, o seguro-desemprego fornece benefícios se o segurado ficar desempregado. Assim como programas de seguros do sector privado, apenas os cidadãos que contribuem para um programa de seguro social são elegíveis para receber benefícios do programa.

As entrevistas foram realizadas nesta quinta-feira (20) na sede de cada órgão e os alunos puderam conhecer o que faz estes, a finalidade e os serviços prestados a população do município de Campo Alegre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário