quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Relatório das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes é apresentada pelo titular da pasta na Câmara de Vereadores


O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Álvaro Ferreira Guimarães Neto, o ”Alvinho”, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Alegre nesta quarta-feira, 28, onde esteve aceitando a convocação dos vereadores para apresentar as ações realizadas em sua gestão na pasta.

O secretário compareceu ao plenário com parte de sua equipe da SEMEL onde esteve prestando contas, inclusive, expondo a evolução e o desenvolvimento do trabalho no período que corresponde desde o ano de 2013 até os dias atuais e também as pretensões futuras na área do esporte no município. 

Os dados apresentados, mostraram o quanto a secretaria vem ampliando atividades para os povoados, além de melhorar cada vez mais o nível de eventos esportivos da cidade, trazendo competições regionais e estaduais para Campo Alegre, além de atividades para toda a população, para crianças, jovens, adultos, homens e mulheres e até mesmo para pessoas com deficiência. O município que tem um calendário de eventos esportivos para todo o ano.

Abaixo, você confere os dados apresentados pelo titular da pasta a respeito da secretaria. 

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA SEMEL

De acordo com os dados apresentados, a referida secretaria no início dessa nova gestão, em 2013, contava com uma estrutura profissional de apenas cinco 05 (cinco) funcionários. Hoje, a pasta possui 27 (vinte e sete) funcionários distribuídos na Sede, Distrito de Luziápolis e Povoado Chã da Imbira.

ESTRUTURA FÍSICA ATUAL
Atualmente a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Alegre conta com uma estrutura física de Campos/Estádios de Futebol,  Ginásio de Esportes, Pista de Skate e Quadras Poliesportivas, tanto na Sede, Distrito de Luziápolis e Povoado Chã da Imbira.

DOAÇÃO DE MATERIAIS ESPORTIVOS

Outro ponto bastante importante de iniciativa da secretaria foram a doação de uniformes, chuteiras, coletes e bolas para a Escolinha de Futsal e Futebol SEMEL Campo Alegre/Luziápolis, como também uniformes e bolas para as equipes participantes dos campeonatos amadores no Município. Ao longo dos últimos anos, foram doados um total de: 58 Jogos de uniformes, 60 coletes e 78 bolas.

COMPETIÇÕES EM 2018

Foram inúmeras competições realizadas e de participação da SEMEL durante o ano de 2018 onde podemos citar:

2º Torneio de Futsal Adulto “Programa Prefeitura e Você na Comunidade” do Povoado Chã da Imbira;
1ª Etapa do Campeonato Alagoano de Paravôlei; 
 Campeonato Municipal de Futsal “1ª e 2ª Divisão”;
 Copa de Rua do Distrito de Luziápolis; 
1º Grande Torneio de Gamão;
Campeonato SESI de Futebol Sub 17; 
Copa da Juventude de Futebol Sub 13/15;
 Torneio de Futevôlei do Distrito de Luziápolis; 
 Copa de Acesso ao Campeonato de Futebol Amador; 
Chama da Integração;
 Campeonato Municipal de Futebol Amador;
 Torneio Férias em Movimento;
 Gincana Esportiva Sub 10/12; 
Copa da Juventude Sub 15/17;
Campeonato SESI de Futebol Sub 15;
 Campeonato Juvenil de Futsal Feminino de Campo Alegre;
 Jogos “7 de Setembro” do Distrito de Luziápolis; 
3º Campeonato Society do Povoado Chã da Imbira;
 Campeonato de Futsal Adulto do Distrito de Luziápolis;
 Copa da Integração de Futebol Sub 13/15/17 de Campo Alegre.

ESCOLINHA DE FUTEBOL E FUTSAL SEMEL CAMPO ALEGRE

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Esporte (SEMEL) despertou a iniciativa de instituir no nosso município uma Escola de Futebol e Futsal. Essa instituição teve início em Fevereiro de 2014. Atualmente, este projeto conta com 495 (quatrocentos e noventa e cinco) atletas, de todas as localidades do município, divididos nas categorias Sub 07/09/11/13/15/17. Todos os atletas que participam da Escolinha são alunos matriculados e que estão frequentando as aulas nas escolas de rede municipal, estadual ou privado – com idade entre 5 e 17 anos.

EVENTOS EM PARCERIA E APOIO DA SEMEL  

A SEMEL apoiou/patrocinou alguns eventos durante o ano e realizou alguns outros em parceria, como: Etapa Municipal e Regional dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) 2018, Dia do Aprender Brincando, II Torneio “Dia do Estudante”, II Copa Alegre de Futsal  Adulto 2018, I Copa Feminina de Futsal Adulto 2018 e I Campeonato Society de Campo Alegre.

 ESPORTE NA ESCOLA

O referido projeto, iniciado em Maio de 2017, constitui em um conjunto de atividades esportivas teóricas e práticas para crianças, adolescentes e jovens, matriculados do 6º ao 9º ano nas escolas da rede pública municipal da cidade de Campo Alegre-AL, estando na faixa etária de 12 a 17 anos de idade. As vivências esportivas são características preponderantes para este trabalho que se propõe a realizar. As atividades esportivas que são trabalhadas são as seguintes: Esportes Convencionais: Futsal, Handebol, Basquetebol e Voleibol. Esportes Adaptados e Paradesportos: Bocha Adaptada, Basquetebol Adaptado e Goalball.

ESCOLINHA DE JUDÔ SEMEL CAMPO ALEGRE

A Escolinha de Judô, iniciado em Agosto de 2018, conta no momento com 80 alunos que vai da categoria Infantil ao Adulto. A maioria desses alunos estão matriculados nas Escolas Hildebrando, Zenóbia, Miguel Matias e João Rogério. Este projeto tem o intuito de fortalecer o esporte e ampliar a jornada educacional estendendo os seus benefícios para crianças, jovens e adultos em todos os níveis sociais.

PREVISÃO ATÉ DEZEMBRO 

De acordo com o secretário Alvinho, ele pretende até o fim do ano finalizar o 3º Campeonato Society do Povoado Chã da Imbira e a 1ª Copa da Integração de Futebol Sub 13/15/17 de Campo Alegre e ainda, realizar o 3º Torneio “Papai Noel” de Futebol Sub 10/13.

NOVIDADES PARA O ANO DE 2019

Em sua explanação, o secretário mostrou os projetos para o próximo ano como a construção do Ginásio Poliesportivo do Distrito de Luziápolis. A Inauguração da Arquibancada e Alambrado do Estádio Municipal Denisson Costa de Amorim, localizado na Sede do município. A Inauguração do Estádio do Conjunto Olival Tenório. A construção do Campo Society também na Sede. A realização de um Campeonato Municipal Society de Campo Alegre como também um Campeonato de Vôlei. Além da realização de eventos de Ciclismo e de Atletismo.

Após sua apresentação, o secretário se colocou à disposição dos parlamentares para responder dúvidas e ouvir sugestões.

MATÉRIAS APROVADAS NA 40ª SESSÃO ORDINÁRIA

Vale ressaltar que ainda durante a sessão desta quarta-feira (28), os vereadores aprovaram em dois turnos o Projeto de Lei nº. 031/2018 de autoria do Poder Executivo, o qual ratifica o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – CONISUL.

De autoria do vereador Lakinho (PP), foi aprovada a indicação onde ele sugere a abertura de uma rua ligando a Rua Durval Correia à Rua Amerino Rodrigues de Paiva, localizadas no Povoado  Chã da Imbira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário