quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Secretária de Educação participa de sessão da Câmara de Vereadores de Campo Alegre



A sessão ordinária desta quarta-feira (07), da Câmara de Vereadores de Campo Alegre, foi marcada pela presença da Secretária de Educação, Graciene Alencar Monteiro, que a convite dos vereadores, apresentou o balanço das ações, investimentos e resultados da secretaria durante os últimos anos. O momento, contou também, com uma grande quantidade de profissionais que fazem parte da equipe da SEMED que lotaram a galeria do plenário e acompanharam a apresentação que teve início pela manhã e se estendeu até o início da tarde.

A responsável pela pasta, Graciene Alencar, destacou os investimentos da administração com a educação em Campo Alegre, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, gastos com pessoal, transporte escolar, capacitações, materiais didáticos, entre outros. A Secretaria de Educação tem a missão de garantir o direito educacional aos campo-alegrenses, por meio de uma educação com equidade e qualidade, plural e inclusiva,  traduzindo-se em transformação social.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino é formada por: 17 (dezessete)  Escolas; 05 (cinco) Centros de Educação Infantil; 02 (dois) Laboratórios de Aprendizagem; e 01 (uma) Instituição de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE.

De acordo com números apresentados por Graciene, o município conta neste ano de 2018, com um total de 8.808 matrículas registradas. Fazendo um comparativo com anos anteriores houve um aumento significativo de matrículas de novos alunos.

Na ocasião foram mostradas também as principais metas e ações realizadas pela pasta durante o ano vigente. Foi dado ênfase os bons resultados alcançados pelas  escolas do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Outro ponto apresentado foram as realizações das Formações Continuadas para os professores da Rede Municipal de Ensino que tem objetivo de contribuir para o enriquecimento e valorização profissional dos docentes, onde segundo a secretária,  o foco principal da ação é motivar os professores da rede municipal dando continuidade à sua qualificação profissional, apresentando propostas de inovação nas práticas pedagógicas.

Além disso, foi mostrado a atenção dada também a realização de Formação para as Merendeiras Escolares com o objetivo de aperfeiçoar as merendeiras quanto a manipulação correta dos alimentos.

Com o intuito de proporcionar aos alunos da Educação Infantil (Jardim I e II) experiências com a leitura e escrita, já foram entregues 959 módulos de atividades para alunos nessa faixa etária. 

Garantir fardamento a todos os alunos dos Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral também é um compromisso da gestão que já entregou 3.417 fardamentos o que vale a um investimento de R$ 50.370,00.

Em relação aos investimentos feitos ao Transporte Universitário, com contratos e combustível, o valor equivalente chega a R$ 1.085.618,90. A prefeitura que contribui com com a formação acadêmica dos estudantes universitários campo-alegrenses, alunos esses, que cursam em 61 instituições que são distribuídas nas cidades de São Miguel dos Campos, Arapiraca e Maceió. Ao todo, são 850 alunos cadastrados na secretaria e desses, apenas 50 estão na lista de espera.

A secretária terminou sua apresentação agradecendo aos vereadores pelo espaço cedido e se colocou à disposição de todos. Os parlamentares por sua vez agradeceram a presença da secretária e ressaltaram a importância dessa conversa que vem acontecendo semanalmente com os responsáveis por cada pasta, que permitem ao vereador estar inteirado do que está sendo feito por todos os setores da administração municipal.

Em resumo, foi possível observar durante a explanação da secretária, que o município de Campo Alegre tem um investimento muito alto em educação e que os projetos e ações desenvolvidas pela pasta vão refletir muito no futuro dessa geração de alunos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário