quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente apresenta relatório de atividades na Câmara Municipal de Campo Alegre

Secretário Felipe Jatobá

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Alegre, aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), em 1º turno, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2019, no montante de R$ 146.725.303,66. O referido projeto voltará a ser discutido na próxima semana quando será submetido em aprovação em 2º turno. 

A Câmara também aprovou o pedido de concessão de licença da prefeita Pauline Pereira para afastamento temporário do município. A gestora municipal deverá ausentar-se do município pelo período compreendido entre 14 à 26 de novembro quando estará fazendo parte de uma Delegação de Gestores em missão oficial, a convite do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha, com o objetivo de realizar intercâmbio de experiências na implementação de políticas climáticas e ambientais. O vice-prefeito, James Matias, ''Jaminho'', assumirá os rumos do município durante os dias de ausência de Pauline Pereira. 

À convite do Legislativo Municipal, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Jatobá, usou a tribuna do parlamento municipal, para realizar uma apresentação das ações desenvolvidas neste ano de 2018 por sua pasta. 

Programa Barriga Cheia

Felipe iniciou falando sobre o Programa ''Barriga Cheia'' que tem o objetivo de beneficiar famílias de trabalhadores rurais e agricultores familiares, utilizando as terras de renovação de parceiros do município de Campo Alegre. Em 2018 as parcerias foram com a Usina Porto Rico, Usina Sinimbu e a fornecedora Zezita, juntos disponibilizaram suas áreas para o plantio de Feijão de Corda, sendo 600 famílias beneficiadas.

Arrendamento de Terra

Foi apresentado também a respeito do Arrendamento de Terra. O referido projeto que tem o objetivo de proporcionar renda a agricultores locais, que não dispõe de terras, disseminando a prática da diversificação de culturas, fortalecendo o setor agrícola principalmente agroecológico. De acordco com o secretário, foi disponibilizado uma área com 74 tarefas onde beneficiou cerca de 50 famílias campo-alegrenses.

''Em parceria com a SEMED, vamos estimular os produtores do projeto ingressarem em programa de aprendizagem, a exemplo do EJA. Capacitar os produtores locais, através de cursos em parceria com EMATER,SENAR, Sindicato Patronal, etc'', pontuou Felipe. 

Pomar Municipal

O ''Pomar Municipal'' é outro projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente sendo uma área destinada a geração de renda através da produção de frutas com o objetivo de ofertar matéria prima para a produção de polpa de frutas, doces e demais subprodutos, produzidos na região e com o intuito de gerar renda direta e indiretamente para os cidadãos campo-alegrenses. Até o momento 05 famílias estão sendo beneficiadas com a ação.

Projeto de Psicultura

O Projeto de Psicultura também foi apresentado pelo secretário,  o projeto que é feito através da parceria entre Estado, Município e o Grupo Olival Tenório, consiste no incentivo a criação de Tilápia em sistema de tanques redes, utilizando barragem com condições, que viabilizam o sistema de produção. O público alvo são famílias do Povoado Chã da Imbira com vulnerabilidade financeira e alimentar.

Aquisição de Máquinas e Equipamentos

Durante este ano de 2018 através do Governo Estadual a secretaria adquiriu máquinas e equipamentos essenciais para o apoio a agricultura familiar como 01 trator e 01 grade aradora.

Doação de Sementes

A Secretaria realizou  a doação de sementes de feijão de corda, feijão de arranca e milho, através de parceria firma com o Governo do Estado e de compra realizada pelo próprio município. Foram: 3.900 kg de feijão de corda, 1.550 kg de feijão de arranca, 1.050 kg de milho, o que totaliza  6,5 toneladas de sementes distribuídas. 

Matadouro Municipal

Felipe Jatobá também falou um pouco sobre o Matadouro Municipal  José Neto Ferreira da Silva, que é responsável pelo abate de 100% dos animais comercializados no município de Campo Alegre. De acordo com o secretário, a estrutura condiz com as normas exigidas e a fiscalização é feita pelo Serviço de Inspeção municipal em todos os abates, o que garante a qualidade da carne destinada ao consumo do cidadão campo-alegrense. Atualmente o matadouro gera 31 empregos e tem como objetivo  qualificar 16 pessoas para linha de abate para alcançarmos a meta de obter 100% de mão de obra local, como também, pleitear junto a ADEAL a implantação SIE (Selo de Inspeção Estadual), onde mesmo, habilita os agricultores de Campo Alegre para comercializarem suas produções em todo estado de Alagoas, além de atender as cidades circunvizinhas, tornando o matadouro mais viável economicamente.

Meio Ambiente

Foi também destacado a realização de ações voltadas a recuperação, preservação e conservação do Meio Ambiente através de convênios e parcerias, com a SEMED e Escolas Estaduais, Projeto AMA, Segurança Institucional (Soldadinho Verde), IMA, SEMAH, Câmara de Vereadores, Comitês de Bacias Hidrográficas do Coruripe e do São Miguel, de Resíduos Sólidos e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre.
Dentre as ações: Dia do Meio Ambiente com plantio de 1.500 mudas de árvores nativas na reserva do Santa Maria; Programa de produção de Mudas de arvores nativas; Preservação de Nascente do Santa Maria, Gincana Ecológica; Implantação de Contêineres em Escolas Municipais para recolhimento de Material Recicláveis.

Vários outros assuntos foram abordados pelo secretário, onde para os vereadores é uma honra poder receber semanalmente representantes do Executivo, onde a troca de informações entre Legislativo e Executivo é importante para o desenvolvimento da cidade.

Considerações Finais

Para o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Jatobá, foi possível repassar aos representantes do Legislativo o trabalho realizado em sua pasta.  Em suas palavras, parabenizou os parlamentares campo-alegrenses pelo bom andamento dos trabalhos na Casa de Leis e também destacou a responsabilidade e o compromisso de estarem sempre em busca de informações e abrindo espaço para que cada secretaria possa realizar suas prestações de contas aos cidadãos do município de Campo Alegre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário