quinta-feira, 14 de março de 2019

''Mulheres na Política - Encontro de Gerações'': Legislativo de Campo Alegre presta homenagem à ex-vereadoras


Um dia para relembrar a atuação política e rever amigos na Câmara Municipal de Campo Alegre. Foi assim a sessão solene, promovida na manhã desta quinta-feira, dia 14 de março, que teve o único objetivo de prestar homenagens à mulheres que muito fizeram por Campo Alegre. O evento teve como tema: ''Mulheres na Política - Encontro de Gerações'', na ocasião, seis ex-vereadoras que fizeram parte da história da Câmara e que colaboraram para o crescimento do Poder Legislativo em Campo Alegre receberam o reconhecimento e gratidão por todos os serviços prestados por essas ''guerreiras'' na cidade. 

Justo reconhecimento as mulheres que passaram pela Câmara Municipal, desempenhando com honra e de forma exemplar seus papéis na construção da história da nossa querida Campo Alegre.

Atualmente a Câmara Municipal de Campo Alegre tem a maior bancada feminina de sua história. 4 mulheres tem assento na Casa de Leis e realizam um trabalho em prol dos munícipes. A participação feminina é uma realidade em nosso parlamento municipal.

Foram homenageadas pelo Legislativo campo-alegrense as ex-vereadoras Maria Bezerra Gomes, Jacira Fidélis Guimarães, Zeneide Duda da Silva Souza, Maria Josineide Granja, Rosinéia Rolim Vieira Pinto e ainda Maria Barbosa Luna, que por motivos superiores não compareceu ao evento.

Muita emoção e alegria tomaram conta do Plenário Vereador Sebastião de Oliveira Gomes  por tudo que essas mulheres fizeram pela história do município.

"Casa cheia" assim podemos denominar a solenidade que contou com uma grande quantidade de amigos e familiares das homenageadas, secretários (as) municipais, vereadores (as) da atual legislatura, prefeita Pauline Pereira e comunidade em geral que participaram deste momento ímpar para as agraciadas.

Na ocasião um documentário em telão, mostrando em resumo a vida das ex-vereadoras, emocionou o público presente, o vídeo trouxe à tona lembranças que são parte da história de cada uma delas.

Uma a uma, cada homenageada aproveitou para agradecer o Poder Legislativo por proporcionar um momento tão significativo para elas. Também, em seus pronunciamentos, incentivaram às mulheres para que elas possuam cada vez mais seu lugar de destaque na sociedade. 

Kawanny Ferreira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, falou um pouco do colegiado que é responsável por assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania e realizar campanhas educativas de conscientização sobre a violência contra a mulher. 

A prefeita Pauline Pereira fez questão de falar de cada uma das 6 homenageadas na solenidade, destacando a contribuição delas para o crescimento do município de Campo Alegre.

Demais vereadores renderam suas homenagens às mulheres em geral e em especial as ex-vereadoras que foram condecoradas pela Câmara Municipal. 

Para a presidente da Câmara, vereadora Kellyn Guimarães, o momento é de reconhecimento e gratidão, por todos os serviços prestados por essas “guerreiras” na cidade. “Essas mulheres foram verdadeiras guerreiras, enfrentando preconceito e trabalhando em prol de uma cidade melhor. Merece todo nosso reconhecimento e homenagens”, frisou.

O evento preparado pelo Legislativo Municipal, faz parte da programação oficial do município em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Conheça um pouco das homenageadas:

- Maria Bezerra Gomes foi a primeira mulher vereadora do município, foi primeira dama e protética. Foi vereadora do município nos anos de 1971 à 1973.

- Jacira Fidélis Guimarães foi Secretária Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Assistência Social, a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores, e atualmente é membro do Conselho Municipal da Mulher. Foi vereadora do município nos anos de 1989 à 1992 e de 1993 à 1996.

- Maria Josineide Granja foi primeira dama, Secretária Municipal de Educação por 6 anos e também vereadora nos anos de 1993 à 1996.

- Zeneide Duda da Silva Souza, servidora pública, hoje aposentada, foi vereadora do município nos anos de 1993 à 1996.

- Rosinéia Rolim Vieira Pinto, foi Secretária Municipal de Saúde do município em 2010, atua hoje como Coordenadora da UBS José Egídio e foi vereadora do município nos anos de 1997 à 2000 e de 2001 à 2004.

- Maria Barbosa Luna contribuiu muito no município na área da agricultura, gerando empregos aos campo-alegrenses foi vereadora do município nos anos de 1983 à 1988. 

Confira todas as fotos da solenidade:
Texto e imagens: Rômulo Melo






























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário