quarta-feira, 10 de julho de 2019

Ministério Público executa programação de vistorias a instituições de abrigo e outras organizações em Luziápolis

Promotor de Justiça de Campo Alegre, Dr. Andreson, realiza vistoria à Abrigo Regional, Unidade de Acolhimento, Creche e Sede do Conselho Tutelar em Luziápolis

O Promotor de Justiça do município de Campo Alegre, Dr. Andreson Charles Silva Chaves, realizou, na última segunda-feira (8), visitas de inspeção à quatro órgãos públicos localizados no Distrito Luziápolis com o objetivo de inteirar-se dos atos e aproximar o contato com as instituições, verificando de perto as atividades desenvolvidas por cada uma, bem como suas demandas.

Visita ao Abrigo Regional Hélio Vieira Gama

A primeira a ser visitada foi o Abrigo Regional Hélio Vieira Gama. Na oportunidade a Coordenadora da unidade, Aldenise Gonçalves, recebeu o Promotor de Justiça. 

O local acolhe adolescentes com idade entre 12 a 18 anos de nove municípios da região: Campo Alegre, Teotônio Vilela, Anadia, Belém, Coité do Noia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Tanque D’arca e Taquarana. O abrigo regional tem como objetivo assegurar os direitos e as garantias legais das crianças e adolescentes destes municípios. A Casa Abrigo Hélio Vieira Gama, conta com cinco quartos, todos com ar-condicionado, cozinha, refeitório, área de lazer, banheiros, tem capacidade para atender 20 adolescentes de ambos os sexos. Além da infraestrutura, o local tem nove cuidadoras, uma cozinheira, uma psicóloga, uma assistente social e um sistema 24 horas de vigilância.

Visita à Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil Luiz Mariano Neto 

Em seguida o representante do Ministério Público se dirigiu até a UAI Luiz Mariano para analisar as instalações do referido local e colher as informações da Unidade. Dr. Andreson inspecionou o funcionamento, rotinas de atividades, desafios entre outras vivências relacionadas ao serviço desenvolvido por aquela Unidade.  

Única no estado de Alagoas, a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) de Campo Alegre, foi implantada no município em 2015, e é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 12 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A UAi atende os municípios da 5ª região de saúde em Alagoas, que compreende as cidades de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, Anadia, Boca da Mata, Roteiro e São Miguel dos Campos.  

Visita ao CEI Lizete Alves Ferreira

Na sequência de visitas, o Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira, que atende crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, foi mais uma localidade que o Promotor de Justiça esteve presente, onde visitou as salas de aula e outras dependências do local e recebeu a alegria e o carinho das crianças matriculadas na instituição de ensino que vem atendendo a população do Distrito Luziápolis de modo satisfatório e engajada em ofertar o melhor cuidado com os pequenos alunos. O Promotor na oportunidade também conversou com professores e pais dos alunos. 

Visita ao Conselho Tutelar do Distrito Luziápolis

Para finalizar a agenda de visitas da semana, o Promotor também esteve na sede do Conselho Tutelar do Distrito Luziápolis, na ocasião conversou com os conselheiros Reginaldo de Farias, Maciel Ferreira e Genilsa, orientando e debatendo melhorias na assistência às crianças e adolescentes daquela comunidade.

De acordo com o Promotor de Justiça, Dr. Andreson, as visitas são realizadas semanalmente e visam fiscalizar os serviços que são oferecidos à população campo-alegrense.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário