quinta-feira, 1 de agosto de 2019

143 casos de ataques de escorpiões foram registrados no 1º semestre de 2019 em Campo Alegre



O número de acidentes envolvendo picadas de escorpiões no município de Campo Alegre vem preocupando a população. Só nos seis primeiros meses desse ano, 143 casos foram registrados.

Em comparação aos primeiros seis meses do ano passado (2018) ocorreram 147 casos de ocorrências com os aracnídeos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (SESAL).

Alguns fatores contribuem para as ocorrências: descarte inadequado de lixo (especialmente material de construção), o que atrai insetos, principalmente baratas, alimento natural do aracnídeo, além de aranhas, grilos, pássaros e roedores.

Atenção para estes locais

Os escorpiões se escondem em locais que se assemelham à condição da natureza, entre estes, frestas e buracos. Construções, galerias de esgoto e vasos de plantas, também são propensos para o animal. Ralos, forros e espaços atrás de móveis, atraem escorpiões.
Órgão de Saúde pública orientam a população quando a evitar o animal, veja algumas dicas:

- Mantenha jardins e quintais limpos (grama baixa);

- Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção;

- Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras e arbusto) junto as paredes da casa;

- Limpar periodicamente os terrenos baldios;

- Sacudir roupas e sapatos antes de usar, aranhas e escorpiões se escondem nesses locais e picam ao serem comprimidos contra o corpo;

- Nunca coloque as mãos em buracos e embaixo de pedras ou outros materiais;

- Escorpiões são animais de hábito noturno, assim, para evitar sua entrada em casa, feche as soleiras das portas e janelas quando escurecer;

- Use telas em ralos do chão, pias ou tanques;

- Afaste camas e berços das paredes;

- Evite que roupas de cama encoste no chão;

- Não pendurar roupas nas paredes;

- Colocar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou recipientes que possam ser mantidos fechados, evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.

Os principais predadores naturais do escorpião são lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário